
A pesquisa de opinião pública realizada pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda através do telefone, identificaram várias situações de relevante importância para os moradores da comunidade. Veja o resultado e a participação dos usuários.
Foram entrevistados trezentos e doze pessoas (312), sendo que somente duzentas e quarenta e dois (242) responderam a pesquisa.
Sexo masculino: 50 / 20,66% 191/ 78,93% reside no bairro
Sexo feminino : 192 / 79,34% 51 / 21,07 % não reside no bairro
Faixa etária:
16 a 29 anos - 21 / 10,99%
30 a 44 anos - 45/ 23,55%
45 a 49 anos - 25/ 13,09%
50 a 59 anos - 46 / 24,09%
0 a 69 anos - 36/ 18,85%
70 anos ou mais 18 / 9,42%
Já procurou o Posto de Saúde?
Sim - 162 84,82% aceitou ouvir a mensagem 160 / 98,77%
Não - 29 15,18% não aceitou ouvir a mensagem 1 / 0,61%
Opinião sobre o atendimento:
Ótimo 02 / 6,90%
Bom 08 / 27,59%
Regular 12/ 41,38%
Ruim 04 / 13,79%
Péssimo 01/ 3,45%
NS/NR 02 / 6,90%
O motivo da procura ao posto de saúde:
Outros: 60/ 37,27%
Marcar consultas (Clínico geral) 48/ 29,81%
Tomar vacina 17 / 10,56%
Fazer exame Papa Nicolau 10 / 6,21%
Marcar consulta(Pediatra) 09 / 5,59%
Retirar medicamentos 04/ 2,48%
Marcar consulta(Ginecologista) 07/ 4,35%
Trocar curativos 04 / 2,48%
Pegar resultado de exame 01 / 0,62%
Tempo para a marcação de consultas:
No mesmo dia 25 / 39,06%
De 2 a 5 dias 14/ 21,88%
De 6 a 10 08 / 12,50%
Outros 07 / 10,94%
De 21 a 30 dias 06 / 9,38%
De 11 a 15 dias 03/ 4,69%
De 16 a 20 dias 01/ 1,56%
Demorou para marcar a consulta:
Não demorou 25 / 39,06%
Demorou muito 16/ 25,00%
Demorou pouco 13 / 20,31%
Demorou 09 / 14,06%
NS/NR 01 / 1,56%
Tempo que levou para ser atendido:
30 minutos 19 / 29,69%
15 minuros 15 / 23,44%
Na mesma hora 13/ 20,31%
1 hora 07 / 10,94%
2 horas 04 / 6,25%
45 minutos 03/ 4,69%
Outros 02 / 3,13%
3 horas 01/ 1,56%
Qualidade de limpesa dos ambientes:
Bom 37 / 57,81%
Muito bom 18/ 28,13%
Regular 06/ 9,38%
Ruim 02 / 3,13%
Péssimo 01/ 1,56%
Sentiram confiança na equipe durante o atendimento:
Sim 133 / 82,61%
Não 13/ 8,07%
Mais ou menos 14/ 8,70%
NS/NR 01 / 0,62%
Quando não é bom o atendimento reclama:
Sim 101 / 62,73%
Não 60 / 37,27%
Tem sido visitado pelo Agente de Saúde?
Sim 119 / 73,91%
Não 42/ 26,09%
Possui o cartão SUS?
Sim 145 / 90,06%
Não 16 / 9,94%
Em relação ao ano passado a saúde....
Melhorou 91 / 56,52%
Continua igual 55 / 34,16%
Piorou 10 / 6,21%
NS/NR 5 / 3,11%
Avaliação do Posto após a consulta:
Melhorou do que imaginava 107 / 66,46%
Igual ao que imaginava 43 / 26,71%
Pior do que imaginava 9 / 5,59%
NS/NR 2 / 1,24%
Após analisar a pesquisa, a Direção da Associação de Moradores aprovou a iniciativa do Governo e prometeu trabalhar ainda mais para que os problemas apontados pela comunidade possam ser resolvidos. Aguardaremos um posicionamento do Conselho Gestor para que juntos possamos analisar estas questões e tão logo tentar soluciona-las. Parabelizamos toda a equipe da unidade de saúde pelo bom desempenho das suas atividades. Com apenas 1 ano de trabalho conseguimos índices consideráveis.
A seguir algumas reclamações que os moradores informaram na pesquisa, mas algumas delas podemos justificá-las. Entendemos as reclamações, mas não podemos deixar de esclarecer alguns fatores importantes.
I Não existe atendimento com pediatra, ginecologista e dentista.
Resposta: Existem sim, pode até que seja pela falta do profissional, mas há este atendimento na unidade, férias, licença ou substituição. Em qualquer casos desses a reposição do profissional tem que ser imediata, para a Ginecologista e Pediatra. Quanto ao Dentista os moradores são atendidos no bairro Santa Agostinho, local especializado e já acordado com a Direção das Associações de Moradores. Se o limite de vagas é pouco, isso é outro problema que precisamos resolver em conjunto.
II Aumentar o número de vagas, pois os moradores acordam geralmente às 4 horas da manhã e o posto só abre às 7 horas e o número de fichas não condiz com o número de pessoas.
Resposta: Aumentar o número de vagas, o Conselho Gestor em parceria com a Associação de Moradores concorda e já estuda junto a Secretaria de Saúde esta possibilidade, mas não justifica ir para a fila esta hora, pois as consultas são marcadas através do sistema de informatização dificultando o desvio de vagas. Quanto a abertura da unidade é um procedimento normal nas unidades de saúde do município.
III Os moradores solicitam se possível o funcionamento da unidade até as 19 horas;
Resposta: Não podemos desrespeitar a carga horária dos funcionários, pois o que podemos reivindicar, se possível é um atendimento até às 18 horas. Precisamos discutir esta questão com mais propriedade e levar em conta a demanda de atendimento para justificar esta solicitação.
IV Pedem um Clínico Geral diariamente na Unidade durante todo o horário de funcionamento;
Resposta: Precisamos verificar a demanda da comunidade. Atender durante toda a semana em horários alternados durante meio período é uma boa idéia, mas hoje a maior dificuldade do município é a contratação de médicos nesta área. Há uma problemas geral nesta questão, entendemos mas precisamos ter flexibilidade neste momento. Isso não significa que não estamos de acordo, mas precisamos analisar caso a caso esta questão.
V O médico da equipe dos agentes comunitários da saúde não comparece a residência dos doentes impossibilitados;
V O médico da equipe dos agentes comunitários da saúde não comparece a residência dos doentes impossibilitados;
Resposta: Não temos nenhuma reclamação neste sentido, nem foram apontados este problema na pesquisa, pode até que seja um caso isolado, mas iremos fiscalizar se realmente estão acontecendo este tipo de procedimento na unidade
VI Faltam médicos especialistas(Pediatra, Cardiologista, Dentista e Neorologista)
Resposta: Realmente esses especialistas estão faltando não só na Vila Americana, mas também em outros bairros. Isso não justifica a nossa situação, mas alguns especialista principalmente Neorologista e Cardiologista estão em falta na região. Precisamos rever este quadro no município o mais rápido possível.
VII faltam medicamentos(remédio de hipertensão);
Resposta: Não acreditamos, pois estamos acompanhando esta situação muito de perto. O Governo acabou de solicitar a compra de medicamentos para a farmácia central e as unidades de saúde.
VIII As consultas com especialistas demoram muito;
Resposta: Concordamos, mas esta demora é em função da falta de profissionais nestas áreas de atendimento. Um outro fator que contribui para este problema é o não comparecimento da pessoas que agendam as consultas e não aparecem nos dias e horários marcados, perdem a vaga por esquecimento prejudicado e atrapalha o planejamento de agendamento.
IX Aumentar o número de vagas;
Resposta: Estamos todos trabalhando para melhorar esta situação. Governo Municipal, Secretaria Municipal de Sáude, Conselho Municipal de Sáude, Conselho Distrital, Conselho Gestor e a Federação das Associações de Moradores.
Obs: Quanto a solicitação do bebedouro na unidade, estaremos enviando um ofício a Secretaria Municipal de Saúde comunicando a secretaria este benefício
Quanto ao lixo próximo a unidade, informamos que este problema já estão com os dias contados para acabar. Após as reformas das áreas de posse do Núcleo Santa Luzia, não haverá mais terras para acumular próximo a unidade, consequentemente não haverá entulho. Assim esperamos.
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